O Instituto de Química da Unicamp, vanguarda na produção de conhecimento, comemora em 2017 seus cinquenta anos de existência. Criado em 1967, é um dos centros de excelência no ensino e na pesquisa em Química no Brasil e, cada vez mais, no mundo. Para comemorar essa data especial, a Biblioteca do Instituto de Química (BIQ) produziu esse blog em homenagem ao Instituto, com o intuito de trazer uma exposição virtual que conte parte da sua história, curiosidades e homenagens de seus grandes profissionais, que consolidaram o IQ como um dos mais prestigiados polos de pesquisa e formação nas principais áreas da Química. 

50 anos do Instituto de Química

EXPOSIÇÃO VIRTUAL "50 ANOS DO IQ"

     A Unicamp foi oficialmente fundada em 5 de outubro de 1966, dia do lançamento de sua pedra fundamental. Mesmo num contexto universitário recente, em que a universidade brasileira mais antiga tem pouco mais de sete décadas, a Unicamp pode ser considerada uma instituição jovem que já conquistou forte tradição no ensino, na pesquisa e nas relações com a sociedade.

Biblioteca do IQ. 1971

Vista aérea do campus de Campinas da Unicamp. 2011

     O Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas foi criado em 1967, iniciando-se as aulas, em nível de graduação nesse mesmo ano. O primeiro laboratório de pesquisa foi montado em 1969 e a instalação do Instituto, em um dos prédios atualmente ocupados, ocorreu em 1971. Ocupa hoje uma área de aproximadamente 32000 m², abrangendo cerca de 2100 m² de laboratórios de ensino, 7100 m² de laboratórios de pesquisa, 2000 m² de salas de instrumentos, 1500 m² de oficinas e almoxarifado e 1320 m² para a Biblioteca, além de salas de aulas, salas de professores, área administrativa e outras dependências. O Instituto de Química formou, até o presente, mais de 1300 bacharéis e mais de 1200 teses de mestrado e doutorado foram defendidas.

     São 50 anos de história que mostram a construção e os avanços de um Instituto reconhecido mundialmente por sua excelência na área Química.

Instituto de Química

Instituto de Química / Caixa Postal n° 6154

Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

13083 - 970, Campinas, SP, Brasil

e-mail: biq@iqm.unicamp.br

© 2017 BIQ

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now